Foi em clima de festa e de alguma emoção que a população de Póvoa de Atalaia (Fundão) assistiu, no domingo, à inauguração e bênção do lar do Centro Social e Paroquial de Santo Estêvão, que contou com a presença do Bispo da Diocese da Guarda.
A primeira pedra foi lançada em 25 de Agosto de 2013 e, quase seis anos depois, com muitos problemas pelo caminho, a Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) foi inaugurada.
No centro da aldeia, junto à Igreja Matriz, o lar custou 964 mil 456 euros, contabilizando o equipamento, “sem um cêntimo de apoio da administração central”, como sublinhou o presidente da câmara municipal do Fundão.
Na placa que assinala a inauguração do edifício consta também o nome do director da Segurança Social do distrito de Castelo Branco, Melo Bernardo, mas aquele responsável esteve ausente “situação não será alheia a ausência de colaboração financeira do poder central para esta obra”, referiu um dos populares presentes.
O Centro Social e Paroquial de Santo Estêvão tem actualmente 21 funcionários., com médico e enfermeiro incluído, e presta apoio a 57 idosos ( 17 em valência de lar; 11 em centro de dia e 29 em apoio domiciliário).
A estrutura agora inaugurada “representa a concretização de uma ambição antiga que só tempo dirá se foi ou não a maior obra alguma vez feita na aldeia”, disse a presidente da junta da União de Freguesias de Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo. Susana Salvado destacou ainda a tenacidade do pároco da localidade “que desempenhou um papel fundamental para a construção do lar”.
Luís Nobre, padre em Póvoa de Atalaia, enfatizou o difícil caminho percorrido, com problemas a surgirem a todo o momento, mas sem nunca desistir e contando com o apoio da administração local, (CMF e junta) da população, de pessoas a título individual, e “de outras boas vontades”, e com a estabilidade dos órgãos da instituição de Póvoa de Atalaia “foi possível aqui chegar”.
Uma obra “que podia ter sido mais fácil”, admitiu o presidente da CMF. Paulo Fernandes também destacou o papel do pároco da aldeia em todo o processo e a solidariedade de todos a quem agradeceu, em nome do município, o contributo dado para que o lar seja uma realidade.
Oiça aqui declarações da presidente da junta da União de Freguesias de Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo, do padre Luís Nobre e do presidente da CMF, Paulo Fernandes
A festa foi abrilhantada musicalmente pela filarmónica União Santa Cruz, de Aldeia Nova do Cabo.
Autor: Paulo Pinheiro
Fonte: www.rcb-radiocovadabeira.pt